O Grupo de Estudos e Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil – Secção Pará – HISTEDBR – Secção PA, foi criado durante a realização do I Seminário de História da Educação da Amazônia, avalizado pelo HISTEDBR – UFSCar, na pessoa da professora Marisa Bittar, a qual proferiu a palestra “Os fundamentos do materialismo Histórico Dialético”.
Grupo coordenado pela professora Maria José Aviz do Rosário.
Membros: Clarice Nascimento de Melo – Genylton Odilon Rego da Rocha – Iza Helena Travassos Ferraz Araújo – Karla Nazaré Corrêa de Almeida – José Claudinei Lombardi – Fernando Arthur de Freitas Neves – Marta Caetano Coutinho – Raimundo Alberto damasceno – Letícia souto Pantoja – Maria de Fátima Matos Matos de Souza – Paulo Sergio de Almeida Corrêa – Wilson da Costa Barroso – Sergio Bandeira – Bianca Ferreira de Oliveira – Eliana Santos Balestreri – Ely Carlos Silva Santos – Jesus de Nazaré de Lima costa – Laryssa Soares Soares Gonçalves – Rodrigo Mira dos Nascimento – Thais Pimenta Pimentel – Luis Carlos da Silva Barbosa.
Os grupos são vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR), sediado na Faculdade de Educação da UNICAMP, e que há mais de vinte anos trabalha na perspectiva da investigação e disponibilização da produção de estudos e pesquisas no âmbito da história da educação, aos pesquisadores nacionais.
O Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação
Municipal-LAPEM foi criado em 2010 com vistas ao estudo da trajetória
das políticas educacionais e do planejamento da educação no Brasil e na
Amazônia. A partir de 2018, devido a mudanças no espectro de suas
investigações ele teve suas ações de pesquisa reorientadas, seu escopo
foi alterado e sua denominação passou a destacar a memória e a história
da Educação, permanecendo a sigla LAPEM.
O Grupo tem suas origens em 2003. Inicialmente voltou-se para o levantamento e catalogação de fontes para a história da educação em Santarém, com a participação de estudantes da graduação, curso de pedagogia da UFPA. Gradativamente foi ampliando suas atividades com a inserção de pesquisadores e estudantes vinculados a iniciação científica.