21 de novembro de 2024

Eventos

Clique aqui para acessar a pagina do evento

O SEMINÁRIO DO HISTEDBR E GEPHE: Diálogos sobre história da educação tem por objetivo promover o diálogo da comunidade acadêmica com pesquisadores de Universidades locais e nacional sobre diferentes temas e abordagens que sedimentam a produção do conhecimento sobre a História da educação, além de apresentar e discutir Dissertações e Planos de Trabalho de Iniciação Científica produzidas no GEPHE e no HISTEDBR.
O aprofundamento da discussão sobre o campo e área da História da Educação, sobre diferentes perspectivas teóricas e temáticas certamente contribuirá para ampliar as diferentes perspectivas teórico-metodológicas, com foco privilegiado na educação básica brasileira.

2ª Chamada de trabalhos até 21/10.

A 6ª edição do Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação vai, mais uma vez, reunir profissionais e pesquisadores da região ibero-americana para discutir a conjunção entre arquitetura, arte, história, arquivos e informação.
Contando com os maiores especialistas da área, o Seminário vai discutir como a redescoberta dos arquivos tem revolucionado a escrita e a própria produção da Arquitetura.
Com o apoio do ICOMOS/BRASIL, nesta 6a edição vai se formar o Comitê Científico Brasileiro para a Documentação do Patrimônio.

Mais informações sobre o evento em: https://www.even3.com.br/
seminarioarqedoc2019/

XIII Colóquio Nacional e VI Colóquio Internacional do Museu Pedagógico – 15 a 18 de outubro de 2019

O Museu Pedagógico da UESB agrega grupos de estudos e pesquisas que têm como objetivo a produção coletiva do conhecimento à luz da História da Educação e das Ciências. Desde o ano de 2001, os seus pesquisadores elegem um tema comum para ser discutido a cada dois anos em um colóquio nacional e internacional. No ano em curso, o XIII Colóquio Nacional e VI Colóquio Internacional do Museu Pedagógico: “Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo” abordará os acontecimentos expressivos que nesse primeiro quartel do século XXI têm provocado “um futuro diatópico: um porvir em que a vida de diversos grupos ou povos estaria diariamente afetada e colocada em risco” (TALONE, 2018). Neste cenário, a construção do conhecimento científico e da educação exerce um papel preponderante de condução e produção do controle e imposição ideológica, observadas na contemporaneidade, levada ao extremo nas realidades diatópicas (CERQUEIRA, 2017), mas também a dialética histórica das utopias, da emancipação humana e os processos contraofensivos que se articularam nas malhas desses processos e suas dinâmicas no presente. Desse modo, o Colóquio do Museu Pedagógico propõe uma reflexão sobre a dimensão e amplitude dos problemas sociais, políticos e econômicos na atualidade, sem perder de vista a análise sobre as alternativas para a sua superação.